quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Nucleotídeos melhoram aproveitamento de nutrientes

Muito usados nas dietas de aves atualmente, os nucleotídeos são capazes de acelerar o crescimento e a recuperação intestinal após injúrias, além de aumentar a produção de anticorpos, linfócitos e a resistência contra infecções bacterianas e virais. Entre esse grupo, estão os nucleotídeos purificados, que garantem o fornecimento exato da concentração trabalhada. O uso dos nucleotídeos purificados concentrados na nutrição de aves foi tema de palestra realizada no 22º Congresso Latino-Americano de Avicultura, que aconteceu entre os dias 6 e 9 de setembro, em Buenos Aires, na Argentina.


Segundo Maurício Viana, doutor em nutrição animal e gerente de produtos da FormilVet, o maior desafio na nutrição pré-inicial em aves é a mudança no tipo de nutrientes fornecidos que passa de exclusivamente proteínas e gorduras do saco vitelino para uma dieta composta predominantemente por carboidratos. Por isso, ele afirma ser sempre bom trabalhar com ingredientes de alta digestibilidade.

— Hoje, as dietas devem ser processadas via mucosa intestinal. Por isso, sempre se busca trabalhar com produtos que tenham características benéficas para melhorar as estruturas morfofisiológicas da mucosa intestinal — diz Viana.

Ele acrescenta que, atualmente, existem diversas maneiras para maximizar o crescimento de frangos, como a estratégia nutricional para os primeiros dias de vida. Nesse contexto, o produtor pode adaptar rapidamente a ave do metabolismo lipogênico para o glicogênico. Além disso, Viana diz que o produtor pode reduzir ao máximo o período de jejum, usar uma dieta pré-inicial e trabalhar com alguns aditivos, como as enzimas digestivas.

— Devido às crescentes restrições ao uso de alguns promotores de crescimento, é importante que os nutricionistas busquem produtos com conceitos de moduladores nutricionais, ou seja, aqueles que têm como objetivo promover um melhor aproveitamento dos nutrientes da dieta. Como exemplo, podemos citar os nucleotídeos purificados — explica.
De acordo com ele, os nucleotídeos são subunidades de ácidos nucléicos, estruturalmente constituídos por bases nitrogenadas, ligados à um açúcar mais um grupo fosfato. Esses nucleotídeos são extraídos dos ribossomos do núcleo das células.

— Os nucleotídeos apresentam vários benefícios. Dentro do organismo do animal, eles têm três funções. A primeira é fornecer a base para a multiplicação celular, o que implica na aceleração do crescimento e diferenciação da mucosa intestinal, além da recuperação intestinal após injúrias. A segunda é a atuação no sistema imunológico, ou seja, os nucleotídeos aumentam a produção de anticorpos e linfócitos, além de melhorar a capacidade fagocitária, aumentando a resistência contra infecções bacterianas e virais — conta.

A terceira delas, segundo Viana, é a atuação dos nucleotídeos como constituintes estruturais dos ácidos nucléicos, além de serem componentes de algumas enzimas dentro do organismo animal. 
Para ele, os nucleotídeos purificados garantem o fornecimento exato da concentração trabalhada, flexibilizando seu uso na dieta. Ele fala ainda sobre o Nucleoteid URI 30, um dos produtos presentes no mercado, desenvolvido pela Formilvet.

— O NucleotAid URI 30 é um produto único no mercado, tem uma concentração exclusiva de 30% e é enriquecido com uridina monofosfato. A uridina é o nucleotídeo que tem a maior concentração no colostro e no leite das matrizes suínas. Da mesma forma, é o mais presente no saco vitelino das aves. Além disso, a uridina monofosfato funciona como precursora da síntese de outros nucleotídeos — diz.

Para mais informações, basta entrar em contato com a FormilVet através do número (11) 4789-8719.


Fonte: Kamila Pitombeira www.diadecampo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário