domingo, 5 de junho de 2011

SEMANA DO MEIO AMBIENTE. QUAL É O PAPEL DO MÉDICO VETERINÁRIO E DO ZOOTECNISTA NESSA QUESTÃO?

Dia 5 de junho se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e ,durante esta semana, várias instituições de Pesquisa e Universidades aproveitaram para comemorar esta data realizando eventos na Semana do Meio Ambiente. E o que é o Meio Ambiente? É tudo que nos rodeia.  É a nossa casa, o nosso escritório, o nosso planeta. Tudo o que acontece no meio ambiente tem repercussão direta em nossas vidas.

O Dia Mundial do Meio Ambiente  é um evento anual que teve seu início no ano de 1972 criado pela ONU que desde então estimula a população mundial a olhar pelo meio ambiente incentivando ações e atenções políticas. Esta data tem como objetivo ser o maior e mais comemorado dia de ações positivas pelo meio ambiente. O importante é que possamos perceber não somente a nossa responsabilidade mas entender que podemos ser agentes de mudança apoiando o desenvolvimento sustentável. O país sede do Dia Mundial do Meio Ambiente neste ano de 2011 é a República da India e o tema é: “Florestas: Natureza a seu serviço”. Hoje 1,6 bilhão de pessoas dependem das florestas para subsistência, mas com a destruição da biodiversidade estas pessoas enfrentam dificuldades para sobreviver. O desmatamento global continua em um ritmo alarmante – a cada ano, 13 milhões de hectares de florestas são destruídos, o que equivale ao tamanho de Portugal.

E o Papel do Médico Veterinário e do Zootecnista com relação ao Meio Ambiente? Somos conscientes de nossas responsabilidade? Somos poluidores? Sabemos realizar o gerenciamento de resíduos de nossas clínicas, laboratórios ou como responsáveis técnicos de matadouros e frigoríficos? Sabemos organizar e elaborar projetos para produção animal levando em consideração o destino dos dejetos e a utilização equilibrada dos recursos naturais?

É essencial que nos dias de hoje o Médico Veterinário e o Zootecnista conheçam seu papel dentro do contexto ambiental. Procurar enteder os Aspectos Ambientais, conhecer os Impactos Ambientais e principalmente ter a consciência que a Prevenção  e a Educação Ambiental são  um importante campo de atuação do profissional de Medicina Veterinária e Zootecnia é o primeiro passo. Foi com este intuito que o Conselho Federal de Medicina Veterinária – CFMV nomeou no dia 31 de maio de 2010 a Comissão Nacional de Saúde Ambiental – CNSA composta por cinco Médicos Veterinários com diferentes experiências na área ambiental. São eles: Claudia Scholten (presidente), Maria Izabel Merino de Medeiros, Maria do Rosário Lira e Castro, Luciano Ferreira Menezes e Maria Auxiliadora Gorga Luna. Profissionais que vem realizando um trabalho de conscientização do Papel do Médico Veterinário e do Zootecnista na Saúde Ambiental em quase todos os Estados Brasileiros. Um trabalho de avaliação de demandas regionais na área de Meio Ambiente e de repasse e troca de conhecimentos. O caminho para a Sustentabilidade está em saber equilibrar o Desenvolvimento, a Saúde e o Meio Ambiente.

Para finalizar citamos o Artigo 225 da Constituição da República Federativa do Brasil promulgada em cinco de outubro de 1988: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.  Faça a diferença, faça a sua parte!
Maria Izabel Merino de Medeiros
CNSA/ CFMV




Assessoria de Comunicação CFMV


Nenhum comentário:

Postar um comentário