terça-feira, 13 de março de 2012

CFMV e representantes de países das Américas Central, Sul e Norte constroem documento que estabelece competências mínimas do Médico Veterinário

Em 16 e 17 de fevereiro de 2012, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) participou da reunião da Federação Panamericada de Faculdades e Escolas de Ciências Veterinárias, em Lima, Peru.

O presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, foi representado no evento pelos Médicos Veterinários Benedito Dias de Oliveira Filho, presidente da Comissão Nacional de Ensino da Medicina Veterinária do CFMV (CNEMV) e presidente do CRMV – GO, e João Carlos Pereira da Silva, membro dessa Comissão. O objetivo da reunião foi discutir e definir, entre os participantes de diversos países das Américas, as competências mínimas dos profissionais nos países. Ao final do encontro, os 40 participantes, chegaram a um consenso e redigiram um documento com essas definições (em fase de finalização).

“Os objetivos do CFMV, no evento, foram trocar experiências e contribuir para o ensino da Medicina Veterinária nos países das Américas, abordando, principalmente, o que já tem sido feito pelo Conselho, ao longo dos últimos anos, por meio da CNEMV. Durante a reunião, também nos interamos sobre o que vem acontecendo nas Instituições de Ensino (IES) dessas nações”, diz o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda.

Benedito Dias de Oliveira Filho esclarece que “é de fundamental importância a participação do Brasil nas discussões sobre a qualidade do ensino. Percebo que tudo que foi definido no encontro já está contemplado nas diretrizes curriculares nacional e já é praticado nos cursos do Brasil. Estamos falando a mesma linguagem dos outros países, mas isso não quer dizer que a qualidade do ensino nacional da Medicina Veterinária seja adequada. Ao contrário, muitos cursos não apresentam a qualidade mínima desejável. As informações definidas na reunião serão repassadas pelo CFMV às IES, que poderão se basear em tendências internacionais e nacionais na construção de seus projetos pedagógicos”.

Assessoria de Comunicação CFMV

Nenhum comentário:

Postar um comentário