quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Livro reúne principais doenças da ovinocultura

Reunindo diversas informações importantes para os profissionais deste setor, o livro “Medicina de Ovinos”, lançado na 34ª Expointer, no dia 1º de setembro, pela Bayer Saúde Animal e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), vem de encontro com a demanda por mais conhecimento sobre o cuidado com estes animais. Única referência do tipo em língua portuguesa, a expectativa é que a publicação se torne, no setor de ovinos, um instrumento atual para a prevenção de doenças e contribuição para o bem-estar animal.


Segundo Luiz Alberto Ribeiro, professor de pequenos ruminantes do departamento de medicina animal da faculdade de veterinária da UFRGS, o objetivo do livro é proporcionar, primeiramente aos alunos do curso de medicina de pequenos ruminantes, um material para consulta sobre as apresentações teóricas de sala de aula. No entanto, o texto também pode ser utilizado por veterinários e criadores de ovinos.

— Na verdade, a publicação é uma das primeiras referências em português sobre doenças de ovinos. Existem referências e livros em língua inglesa e espanhola, mas em português, essa é a primeira — afirma o professor. 


De acordo com ele, a publicação tenta abordar as principais doenças do sistema nervoso, respiratório e digestivo dos animais até perdas reprodutivas, manqueiras e problemas relacionados com o metabolismo das ovelhas, por exemplo.

— O livro tem tido uma enorme aceitação. No dia do lançamento, foram vendidas mais de 100 cópias e há uma procura muito grande pela internet — conta Ribeiro.

A publicação custa R$30 mais o valor da postagem que, segundo o professor, não ultrapassa R$5. Já o pedido do livro, pode ser feito diretamente com Ribeiro através do e-mail berto@ufrgs.br ou comprado na própria faculdade veterinária da UFRGS.


Fonte: www.diadecampo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário