quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Captura de cobra na Vila Nova pelo Corpo de Bombeiros



































Agentes do Siate de Cornélio Procópio foram acionados na manhã de terça feira (7), para capturarem uma cobra de cerca de um metro e vinte, que estava em uma casa na Vila Nova. Após a retirada do animal da residência, este foi levado ao quartel do Corpo de Bombeiros onde foi entregue ao médico veterinário e biólogo Rafael Haddad.
médico veterinário  informou que o animal oferece perigo e rotineiramente há ocorrências como esta, onde cobras invadem casas, assustando os moradores e todo cuidado é pouco, pois o veneno do animal é muito forte. Segundo Rafael a cobra ficará por enquanto no Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem e Meio Ambiente na qual ele faz parte. Geralmente animais silvestres e exóticos que são encontrados ou aprendidos são enviados a instituição para cuidados veterinários e logo após são soltos em seu habitat natural, mas no caso de cobras venenosas como a cascavel encontrada fica muito difícil a soltura e neste caso ela ficara a disposição dos biólogos para a produção de soro antiofídico.
A invasão de animais em residências se deve ao crescimento das comunidades que invadiram o campo e o desmatamento de regiões em prol a agricultura, que os deixou sem comida e moradia segura e assim foram obrigados a procurar outro lar e alimentos em outros locais. No caso das cobras, pequenos roedores fazem parte da sua cadeia alimentar e estes são encontrados facilmente nas cidades.
Rafael Haddad orientou que em caso de ataque de cobras na qual pessoa seja picada, ou qualquer outro ser peçonhento como escorpiões e aranhas, o procedimento correto é enviar a vítima rapidamente ao hospital que tem todos ao antídotos, evitando costumes antigos como o torniquete ou garrote, que são mostrados em filmes, onde as pessoas tentam para a circulação, usando uma tira de pano ou outro material que sirva para amarrar o membro afetado pelo veneno e se possível capturar o animal de forma segura para identificação.
O Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem e Meio Ambiente de Cornélio Procópio está à disposição da população pelos telefones 3523.5095 ou 8811.5752, para maiores esclarecimentos, como também para a captura de animais que invadam residências ou ofereçam perigo em algum local frequentado por pessoas.
OBS: O Médico Veterinário e Biólogo Rafael  trabalha em  parceria com o Corpo de Bombeiros a muito tempo, onde  presta auxílio sempre que  necessário.
Redação Anuncifácil
Rafael Haddad  com o chefe do Socorro do dia SGT Amarildo

Fonte: www.anuncifacil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário