O médico veterinário informou que o animal oferece perigo e rotineiramente há ocorrências como esta, onde cobras invadem casas, assustando os moradores e todo cuidado é pouco, pois o veneno do animal é muito forte. Segundo Rafael a cobra ficará por enquanto no Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem e Meio Ambiente na qual ele faz parte. Geralmente animais silvestres e exóticos que são encontrados ou aprendidos são enviados a instituição para cuidados veterinários e logo após são soltos em seu habitat natural, mas no caso de cobras venenosas como a cascavel encontrada fica muito difícil a soltura e neste caso ela ficara a disposição dos biólogos para a produção de soro antiofídico.
A invasão de animais em residências se deve ao crescimento das comunidades que invadiram o campo e o desmatamento de regiões em prol a agricultura, que os deixou sem comida e moradia segura e assim foram obrigados a procurar outro lar e alimentos em outros locais. No caso das cobras, pequenos roedores fazem parte da sua cadeia alimentar e estes são encontrados facilmente nas cidades.
Rafael Haddad orientou que em caso de ataque de cobras na qual pessoa seja picada, ou qualquer outro ser peçonhento como escorpiões e aranhas, o procedimento correto é enviar a vítima rapidamente ao hospital que tem todos ao antídotos, evitando costumes antigos como o torniquete ou garrote, que são mostrados em filmes, onde as pessoas tentam para a circulação, usando uma tira de pano ou outro material que sirva para amarrar o membro afetado pelo veneno e se possível capturar o animal de forma segura para identificação.
O Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem e Meio Ambiente de Cornélio Procópio está à disposição da população pelos telefones 3523.5095 ou 8811.5752, para maiores esclarecimentos, como também para a captura de animais que invadam residências ou ofereçam perigo em algum local frequentado por pessoas.
OBS: O Médico Veterinário e Biólogo Rafael trabalha em parceria com o Corpo de Bombeiros a muito tempo, onde presta auxílio sempre que necessário.
Redação Anuncifácil
Rafael Haddad com o chefe do Socorro do dia SGT Amarildo
Fonte: www.anuncifacil.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário