terça-feira, 3 de abril de 2012

CRMV e Núcleo dos Médicos Veterinários participam de reunião para retomada das atividades do Conselho de Sanidade Agropecuária de Cornélio Procópio


Na tarde de terça-feira (27/03) foi realizado, no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Cornélio Procópio (Sindirural), uma reunião do Conselho Municipal de Sanidade Agropecuária (CSA), com a finalidade retomar as atividades e discutir um plano de ação para o grupo, assim como aprovar o estatuto e realizar a eleição da nova diretoria do Conselho.


Entre os presentes, estavam representantes de diversos setores ligados a produção agropecuária no município, além de membros da FAEP e do CSA no Estado. 

O médico veterinário da FAEP, Celso de Oliveira, explicitou que nos últimos três anos foram implantados em todo o Estado do Paraná 374 Conselhos Municipais e destes, aproximadamente 40% encontram-se hoje bastantes ativos, desenvolvendo um trabalho de apoio a defesa agropecuária do Estado. “Os demais Conselhos, com o apoio incondicional do Governo do Estado, estão retomando este trabalho de ativação dos mesmos, renovando as diretorias, rediscutindo os planos de ação, pontuando os problemas levantados no município e recebendo todo o apoio necessário para que retomem suas atividades no sentido de tornar o setor agropecuário cada vez mais forte”, concluiu Celso.

A Delegacia Regional do CRMV se fez presente por meio do Delegado Regional de Cornélio Procópio, o Médico Veterinário Rafael Haddad, o qual salientou a importância da retomada das atividades de todos os CSAs de nossa região, para que, em conjunto, possam resolver problemas graves que impedem o crescimento e o fortalecimento da atividade no norte do Paraná. O Núcleo dos Médicos Veterinários de Cornélio Procópio também esteve presente através dos membros Oscar Francisco Balarin, Floriovaldo Calderon, Sergio Hamada e Yassuo Curiaki, sendo que, os dois últimos fazem parte da atual diretoria eleita para o CSA, ocupando respectivamente os cargos de Diretor Técnico de Pecuária e Diretor de Mobilização.

Todas as entidades presentes indicarão dois membros para ocuparem respectivamente o cargo de conselheiro titular e conselheiro suplente junto ao CSA de Cornélio Procópio, para tanto, a Delegacia Regional do CRMV indicou o Delegado Regional, Rafael Haddad como titular e Geovanni Camargo como suplente, já o Núcleo dos Médicos Veterinários será representado por sua presidente, Luciana Emmanuela Pereira, como titular, e Fábio Mauro Segabinazzi Júnior, como suplente. Também fará parte do conselho o Médico Veterinário Oscar Francisco Balarin, o qual representará a Sociedade Rural de Cornélio Procópio.

Fonte: Delegacia Regional do CRMV de Cornélio Procópio

CRMV-PR participa da Coletiva à Imprensa - Devolução de BHC e Agrotóxicos Obsoletos na região de Cornélio Procópio

O governo estadual paranaense começa a resolver um problema ambiental histórico, referente a agrotóxicos deixados em propriedades rurais a décadas. O Projeto de Devolução do BHC e Agrotóxicos Obsoletos envolve Governo do Paraná, Seab, Emater, Iap, Ocepar, Faep, Senar, inpEV e Instituto das Águas do Paraná,
Por ser o primeiro município da região de Cornélio Procópio a abrigar o projeto, representantes de diversas entidades estiveram em Assaí na manhã de sexta-feira, 23/03, durante reunião no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Segundo Maurílio Soares Gomes da EMATER "A região de Cornélio Procópio, integrando 23 municípios, realiza esta atividade de coletiva a imprensa para dar conhecimento a sociedade do destino a 70,9 toneladas de BHC e 19,8 toneladas de agrotóxicos obsoletos, existentes e cadastrados por 165 agricultores, na 1ª fase ocorrida e regulamentada pela lei estadual 16.082-2009." Com o Projeto de Devolução do BHC e Agrotóxicos, o governo paranaense tenta resolver um passivo ambiental que se arrasta há vários anos. Em 2001 o Estado havia feito um levantamento para mensurar o dano, no entanto o passo mais significativo vem acontecer somente agora, apesar da proibição da utilização do BHC ainda em 1985.

O CRMV-PR se fez presente nesta coletiva por meio do Delegado Regional do CRMV em Cornélio Procópio, o Médico Veterinário Rafael Haddad. Segundo ele, é importante que os colegas veterinários e zootecnistas que trabalham na área rural conheçam os riscos que o BHC e demais agrotóxicos obsoletos oferecem a saúde dos rebanhos e dos seres humanos, e orientem os proprietários rurais na correta destinação destes produtos. Rafael Haddad relatou ainda o fato do produto se acumular ao longo da cadeia alimentar e permanecer no meio ambiente por muitas décadas, fato este que pode gerar ocorrências de intoxicações de animais em áreas onde esses produtos não foram corretamente armazenados.

Med. Vet. Dr. Rafael Haddad, delegado regional do CRMV-PR em Cornélio Procópio e Med. Vet. Dr. Luciano José Fidelis, chefe da vigilância sanitária em Assaí - PR.
Med. Vet. Dr. Rafael Haddad, delegado regional do CRMV-PR em Cornélio Procópio e Med. Vet. Dr. Luciano José Fidelis, chefe da vigilância sanitária em Assaí - PR.


Fonte: Delegacia Regional do CRMV de Cornélio Procópio

Rafael Haddad, Delegado Regional do CRMV de Cornélio Procópio, ministra palestras em comemoração ao Dia Nacional dos Animais

Na semana em que se comemorou o Dia Nacional dos Animais (14/03) o Médico Veterinário Rafael Haddad ministrou palestra em escolas e projetos sociais do município de Cornélio Procópio falando sobre os cuidados que todos devem ter com seus animais de estimação.


O público alvo dessas palestras foram crianças matriculadas no ensino fundamental, as quais participaram ativamente e deram diversos relatos sobre acontecimentos diários que envolvem o tema.

Segundo a Prof. Juliana Brancalhão Santana Ribeiro do Colégio Dom Bosco "Muita gente ainda ignora a existência dos animais, maltratando ou abandonando-os. Pesquisas comprovam os benefícios físicos e mentais que a convivência com bichos de estimação trazem para as pessoas. A interação entre pessoas e animais, na troca de carinho, confiança e cuidados, tem se tornado um excelente remédio contra ansiedade, depressão e estresse. Nesta palestra, os alunos aprenderam os diversos cuidados que devemos ter com os animais, principalmente na escolha dos bichinhos de estimação. Enfim... aprenderam que independente da raça ou tipo, o animal merece carinho, respeito e cuidado."

Rafael Haddad, que é Delegado Regional do CRMV em Cornélio Procópio, salientou que ações deste tipo devem fazer parte do cotidiano da escolas públicas e privadas da rede de ensino, e que somente com educação e conscientização a longo prazo é que se pode diminuir os casos de abandono e maus tratos. 



Fonte: Delegacia Regional do CRMV de Cornélio Procópio